Faça uma aula

experimental

gratuita!

Escola de Inglês Espanhol Niterói RJ goalUP
Aula Experimental
Menu
Fechar
Pesquise no conteúdo

Gramática ou vocabulário?

  • Gramática ou vocabulário?

Há muitas dúvidas que dominam a mente dos alunos de língua estrangeira no processo de aprendizado.

Certamente, uma das maiores questões é sobre gramática e vocabulário: Qual deles merece mais atenção nos estudos de um novo idioma?

Independente do método utilizado nas aulas, sejam elas no modo online ou presencial, ou mesmo nos cursos de inglês para negócios (Business English), na construção da fluência em um novo idioma deve haver a coordenação do ensino de gramática e vocabulário, pois estes caminham juntos.

No entanto, há algumas estratégias que podem ser seguidas para favorecer um ensino mais relevante e otimizado.


Vocabulário para iniciantes é o passo mais importante?


Apesar de haver muitas fórmulas e métodos de aprendizado para o inglês e espanhol disponíveis no mercado atual, há que se concordar que não é como uma receita bolo, onde os passos a serem seguidos são sempre os mesmos.

Ainda assim, há algumas dicas que podem ser seguidas para se adquirir melhores resultados.

Observemos o exemplo do processo de aquisição de linguagem de crianças. Quando estão aprendendo a se comunicar, usam palavras soltas e conseguem expressar suas vontades e emoções de maneira imediata.

De forma semelhante, ao aprendermos um novo idioma, podemos usar a mesma "estratégia", focando no aprendizado de vocabulários essenciais para uma comunicação básica.

Por essa razão, muitos métodos e professores de inglês ou espanhol optam por apresentar ao aluno mais vocabulários no início do processo.

Sendo assim, nos estágios iniciais, o vocabulário exerce um papel mais importante, pois aumenta a capacidade comunicativa. Portanto, tem mais peso na comunicação básica e imediata.

Porém, é importante ressaltar que a ideia não é só aprender vocabulários em aula, mas também realizar atividades extraclasse, como assistir a filmes e séries, ouvir podcasts, e pesquisar letras de músicas nas línguas estrangeiras desejadas.

Essas práticas podem ajudar muito a expandir o vocabulário, pois as palavras sempre surgem em dados contextos, facilitando a compreensão.

Uma ótima ideia para potencializar a introdução e retenção de vocabulários em inglês é um curso de imersão , onde as horas intensas de exposição à língua tornam o aprendizado quase que inevitável.


Foco na gramática para alunos mais avançados?


A gramática pode assustar, mas é de extrema importância, principalmente quando há a necessidade de uma comunicação mais complexa ou avançada.

Quando o aluno já passou pelas fases iniciais e já aprendeu bastante vocabulário, a gramática tem forte influência no desenvolvimento de uma comunicação mais persuasiva.

Por exemplo, os tempos verbais mais avançados demonstram uma comunicação mais elaborada e sofisticada. Afinal, ninguém quer ser o famoso “fluente que fala mal”, e por isso é importante saber usar bem as conjugações verbais, preposições, artigos, entre outros elementos que formam a estrutura da língua.

Mas é importante frisar que também para os níveis iniciais, a gramática não pode ser deixada de lado.

Como mencionado anteriormente, ela tem que caminhar junto com o vocabulário, recebendo sua devida atenção, por isso é interessante alternar bem atividades de gramática e vocabulário nos métodos de ensino.

As aulas online são uma boa opção nesse caso, pois proporcionam uma flexibilidade no planejamento do conteúdo trabalhado em aula.

Ficou interessado e precisa começar os estudos de inglês ou espanhol? Se você procura um curso em Niterói ou em qualquer região do país, marque já uma aula experimental com a Goal Up! Temos diversas modalidades de cursos, sempre adaptando da forma que for melhor para o aluno.

Conheça também nossos cursos online de inglês e espanhol, Business English ( inglês para negócios) e preparatório para exames internacionais.







Nossas Redes

Sobre Nós

Onde Estamos

Rua Lopes Trovão 318
Sala 1304 - Icaraí, Niterói - RJ

Contato

21 973770367
21 26112964

© 2021 Escola de Inglês Espanhol Niterói RJ goalUP
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.