Faça uma aula

experimental

gratuita!

Escola de Inglês Espanhol Niterói RJ goalUP
Aula Experimental
Menu
Fechar
Pesquise no conteúdo

Você não precisa pensar em inglês para se tornar fluente

  • Você não precisa pensar em inglês para se tornar fluente

Mas o que é ser fluente em inglês?

Embora ainda haja divergências entre especialistas com relação ao conceito exato de fluência, podemos dizer que fluente é aquela pessoa que consegue se comunicar em inglês de maneira fluida, sem muitas hesitações ou limitações. Ou seja, aquela pessoa que não trava na hora de falar e consegue usar vocabulários eficientes e sem erros sérios de gramática. É importante ressaltar que na maioria dos casos a fluência representa mais uma percepção de quem ouve, do que uma avaliação mais objetiva. Por exemplo, é comum uma pessoa não se considerar fluente, mas acabar parecendo fluente para quem ouve, pois os níveis de exigência quanto às habilidades comunicativas em uma língua estrangeira podem variar.

Também há muitas dúvidas quanto à diferença entre inglês fluente e inglês avançado. Primeiramente, o termo fluente não é formalmente usado para definir um nível de idioma, já o termo avançado, sim. Um falante pode ser avançado, com inglês fluente, naturalmente. Mas uma pessoa pode ser fluente, com um inglês mais informal, com muito uso de gírias e expressões coloquiais. Então o seu inglês pode não ser avançado, pois não apresenta estruturas gramaticais complexas, por exemplo. Já até ouvi nativos da língua inglesa admitindo que seu inglês não era "bom".

"Você tem que pensar em inglês!"

Sempre achei essa frase cruel. Como é que você vai pensar em uma língua diferente daquela que formou o seu pensamento desde o início da sua vida? Nos períodos iniciais do aprendizado de uma língua estrangeira, nos casos onde a primeira língua já está estabelecida, há uma coisa chamada "fase de transferência".

Quando você quer falar algo em inglês, primeiramente você forma a frase mentalmente na sua língua materna. Então, "transfere" para a língua estrangeira que está sendo aprendida. Isso pode acontecer de forma lenta e no início não tem como ser diferente.

Com uma prática constante, esse tempo de transferência vai diminuindo, e de forma "automática" ao expressar uma ideia em inglês, a opção na língua estrangeira vai gradativamente se tornando mais rápida e natural.

Como falar inglês fluente rápido?

Não é mágica, é prática. Quando você está inserido em uma cultura estrangeira, cujo contexto é exclusivamente em inglês, a velocidade desse processo de transferência aumenta e são comuns relatos de estudantes que começaram a pensar, e até sonhar, em inglês durante o período vivido em uma cultura estrangeira. Por isso os famosos intercâmbios e cursos de imersão em língua estrangeira podem ser muito eficientes no desenvolvimento da fluência.

No entanto, o que fazer diante de uma realidade onde você passa a maior parte do seu tempo exposto à sua língua de origem? Ou em outros casos, fazendo aulas de inglês poucas vezes por semana?

Primeiramente, você já deve saber que quanto mais se expõe ao inglês, mais rápido consegue se desenvolver. Se você não pode fazer um intercâmbio, ou muitas horas de aulas de inglês por semana, você precisa inserir atividades em inglês na sua rotina.

Atualmente, com o advento da internet, isso é totalmente possível. Temos infinitas opções de filmes, séries, documentários, música, tutoriais, textos e o que mais você conseguir imaginar. E o melhor é que você escolhe o que mais te agrada, fazendo com que o contato com a língua estrangeira seja algo prazeroso. No entanto, toda essa exposição não te ajuda a ficar fluente se você não tiver uma prática oral frequente.

Essa rotina com certeza vai favorecer o seu processo de se tornar fluente em inglês. No entanto, é importante reforçar que precisa ser mesmo uma constante. TODO SANTO DIA!

No meu processo de aprendizado, eu não pensava em inglês. E também não tinha todos os recursos da internet. Mesmo assim, me tornei fluente. Anos mais tarde, quando fui estudar em Londres, por conta da imersão total na língua inglesa, eu sonhava em inglês. Mas quando voltei para o Brasil, tudo voltou ao normal, voltei a pensar em português. E não fiquei menos fluente por isso.

O nosso objetivo é mostrar que você não precisa se sentir frustrado se não conseguir seguir as fórmulas para se tornar fluente que são vendidas por aí.

O modo de aprendizado é algo muito pessoal, que pode se adequar às metodologias vigentes, ou não. O importante é que você busque o seu próprio desenvolvimento e entenda qual maneira funciona melhor para você.

Já experimentou o ensino individualizado da GOAL UP? Não? Então marque uma AULA EXPERIMENTAL (sem custo) e conheça o método focado nas suas necessidades, que vai acelerar o seu aprendizado.

Nossas Redes

Sobre Nós

Onde Estamos

Rua Lopes Trovão 318
Sala 1304 - Icaraí, Niterói - RJ

Contato

21 997574829
21 26112964

© 2021 Escola de Inglês Espanhol Niterói RJ goalUP
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.