Faça uma aula

experimental

gratuita!

Escola de Inglês Espanhol Niterói RJ goalUP
Aula Experimental
Menu
Fechar
Pesquise no conteúdo

Exames Internacionais: Por quê e para quê?

  • Exames Internacionais: Por quê e para quê?

Já ouviu falar em exames internacionais para certificação do nível de inglês? Atualmente no Brasil, os mais procurados são os exames TOEFL, IELTS, FCE e C1 Advanced (CAE).

Tenho tido muitas perguntas de alunos sobre esse assunto, então resolvi escrever esse artigo respondendo a algumas dúvidas muito comuns. Se ainda ficar alguma dúvida, fiquem à vontade para perguntar nos comentários.

1) O que são exames internacionais?

São provas pagas, realizadas no seu país, ou no exterior, cuja avaliação é toda conduzida pelo órgão internacional responsável. Consiste na testagem de diferentes habilidades com a língua inglesa, como escrita, leitura, audição e comunicação oral.

2) Para que serve esse tipo de certificado?

Os exames internacionais, não somente testam, mas também certificam o seu nível de inglês em um documento validado por uma instituição internacional.

Para fins acadêmicos, costuma ser uma exigência para se inscrever em um curso de graduação ou pós graduação no exterior. Para quem sonha em morar e trabalhar em outros países, é altamente recomendado.

Para fins profissionais, pode ser um diferencial para oportunidades em multinacionais. Algumas empresas aplicam esses tipos de exames em seus funcionários para testar o nível de inglês que se dispõe para futuras promoções ou atender a novas demandas internacionais.

Também pode ser uma excelente forma de autoavaliação, caso você já estude inglês há algum tempo e deseje checar como se sairia em uma avaliação feita por nativos da língua inglesa. Para quem já é, ou quer se tornar professor de inglês como língua estrangeira, na minha opinião, é fundamental.

3) Como saber se tenho o nível de inglês apropriado para um exame internacional?

Normalmente, os cursos preparatórios oferecem nivelamentos para checar o nível de inglês. Você também pode baixar provas no site oficial do exame desejado e fazer como se fosse um simulado (os links serão listados ao final do artigo).

Como profissional experiente nessa área, eu tenho uma dica valiosa para você medir se está, ou não, apto para esse tipo de exame.

Procure na Internet algum modelo completo da prova que você está pensando em fazer. As palavras-chave para a pesquisa podem ser "sample tests", "practice tests" ou "past papers" + o nome do exame. Certifique-se de que esses modelos de prova tenham gabarito. Faça a prova com calma e compare com as respostas. Marque quantas questões acertou, e nas questões que errou, avalie a quantidade de erros por falta de conhecimento de vocabulários e estruturas gramaticais. Se você errou por ter esquecido aquele ponto, ainda há tempo de relembrar com estudos. Agora, se você não conhece aqueles vocabulários ou não está familiarizado com as estruturas gramaticais e verbais, é sinal de que você ainda precisa avançar no nível. Ou seja, a nota dessa simulação não vai determinar se você já pode, ou não, fazer a prova, mas sim a sua avaliação do nível de dificuldade a familiaridade com as questões e conteúdos.

4) Como sepreparar para esses exames?

Sugiro 3 opções:

A) Curso Preparatório

- Vantagens: equipe especializada, acesso a materiais, motivação em turma, possibilidade de formação de grupos de estudos.

- Contrapontos: desperdiçar tempo em turma com outros alunos com dificuldades diferentes, horários inflexíveis ou que não se encaixam em sua rotina.

B) Professor particular especializado

- Vantagens: Foco total nas suas necessidades e dificuldades, tempo otimizado e, dependendo do caso, flexibilidade de horários.

- Contrapontos: O custo pode ser um pouco mais alto.

C) Estudar sozinho

-Vantagens: Baixo custo

-Contrapontos - há necessidade de se ter muita disciplina com estudos autônomos, é necessário ter capacidade de autoavaliação e boa administração de tempo, ausência de avaliação técnica para redação e performance oral.

Independente da forma que se for escolher, é fundamental conhecer bem a prova e suas etapas. Uma dica é pesquisar no Youtube tutoriais de professores e pessoas que já fizeram as provas. Os sites das instituições que aplicam esses exames também possuem ótimos guias sobre como são as questões e o mais importante, quais são os critérios de avaliação.

Termino por aqui então, cumprindo o prometido. Seguem abaixo os links que mencionei.

IELTS: https://www.ielts.org/book-a-test/prepare-for-your-ielts-test

TOEFL: https://www.ets.org/toefl/ibt/prepare/test_questions

Cambridge FCE: http://www.cambridgeenglish.org/exams-and-tests/first/preparation/

Cambridge C1 Advanced (CAE): http://www.cambridgeenglish.org/exams-and-tests/advanced/

#examesinternacionais
#ielts
#toefl
#estudar
#inglês

Por Elaine Florencio (English Trainer)

Nossas Redes

Sobre Nós

Onde Estamos

Rua Lopes Trovão 318
Sala 1304 - Icaraí, Niterói - RJ

Contato

21 997574829
21 26112964

© 2021 Escola de Inglês Espanhol Niterói RJ goalUP
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.