Faça uma aula

experimental

gratuita!

Escola de Inglês Espanhol Niterói RJ goalUP
Aula Experimental
Menu
Fechar
Pesquise no conteúdo

Os 6 segredos para destravar o inglês

  • Os 6 segredos para destravar o inglês

Um dos maiores desafios para um estudante de inglês ou espanhol é destravar a língua ao longo do processo de aprendizado.

Grande parte dos alunos que fazem cursos de idiomas em escolas e franquias famosas, e que não praticam a conversação constantemente, tem um problema em comum: conseguem entender bem a língua estrangeira, principalmente no contexto escrito, mas não conseguem desenvolver a fala. Muitas vezes por inibição ou insegurança.


Por isso, muita gente acaba travando diante de uma demanda comunicativa em uma língua estrangeira.

Isso acaba gerando muita frustração, tendo em vista o alto investimento financeiro e de tempo que foram empregados nos estudos.

Sendo assim, para não passar por perrengues durante alguma viagem, ou naquela reunião de negócios, compilamos uma lista dos 6 segredos para manter a prática constante do inglês, ou espanhol, e conseguir destravar a língua de uma vez!.


1 - Não deixe a timidez te travar


Para muitos, isso pode ser uma das partes mais difíceis, mas deixar a timidez de lado é fundamental para se desenvolver no inglês ou espanhol.

Porém, tenha em mente que não é uma questão de eliminar a timidez, ou a vergonha de se expor. Esses sentimentos estarão presentes, e isso é natural.

O importante é tomar a iniciativa, dando o primeiro passo. Assim, os sentimentos que te travam vão diminuindo ao você perceber que consegue se comunicar.

Se privar de alguma interação em outro idioma por medo, só vai aumentar a sua trava.

É como tomar uma ducha gelada: os segundos que antecedem nos arrepiam, mas após nos molharmos, percebemos que não foi tão ruim assim.


Portanto, não deixe um sentimento passageiro te impedir de praticar o inglês ou o espanhol, pois essa prática sim vai fazer toda a diferença no seu desenvolvimento.

Também não se preocupe com o que os estrangeiros vão pensar de você. Na verdade, esse julgamento que tanto tememos está mais na nossa mente do que na percepção de quem ouve.

Pense que você está se esforçando para falar a língua dele.

Esse esforço com certeza será valorizado, e saiba que eles não vão se importar com pequenos erros de gramática ou uma pronúncia diferente.


Conclusão: Se solte. A partir disso, todo o resto destrava, mas é preciso começar!


2 - Fale consigo mesmo


Quando o assunto é destravar a conversação em outro idioma, como o inglês ou espanhol, o hábito da fala monóloga pode ajudar em vários aspectos, como fixação de vocabulário e desenvolvimento de frases.

Uma dica é ler um texto, em inglês ou espanhol, e tentar resumi-lo em voz alta, como se você estivesse contando aquilo para um amigo, ou mesmo fazendo uma apresentação sobre o assunto.

Uma prática importante nessa atividade é se esforçar para usar o máximo de palavras do texto que você puder.

Assim você já amplia o seu vocabulário e aumenta sua capacidade comunicativa.


Outra dica super atual, é responder a perguntas em inglês, ou espanhol, enviando áudios pelo whatsapp, por exemplo.

Nesse caso, você pode criar um grupo somente com essa finalidade, incluindo, ou não, outras pessoas.

O diferencial dessa atividade é poder se ouvir e ter a oportunidade de perceber algum erro.

Você pode até gravar as mesmas respostas diversas vezes e ir acompanhando a própria evolução.

Para o desenvolvimento da pronúncia essa prática é excelente.


No entanto, é importante lembrar que essa prática funciona com uma preparação, pois a real necessidade do aprendizado de um segundo idioma é se comunicar com outra pessoa.

Use essa estratégia como treino, mas não deixe de buscar uma interação real.


3 - Assista a vídeos com áudio e legendas em inglês


Utilize o entretenimento a seu favor! Atualmente com o advento das empresas provedoras de séries e filmes via streaming, a oferta de uma infinidade dos mais diversos títulos tem sido cada vez mais acessível.

Uma grande facilidade para estudantes de línguas estrangeiras, é a possibilidade de ouvir e ler os áudios na língua original.

Veja abaixo alguns exemplos de atividades usando vídeos com áudio e legendas em inglês:





Essas dicas e orientações valem para qualquer língua e qualquer tipo de conteúdo, seja ficção ou algum assunto do seu interesse.


4 - Pratique inglês com música!


As atividades com músicas podem ser muito prazerosas, por isso esta prática pode ser uma grande aliada para destravar o seu inglês.

Não é nenhuma novidade a facilidade de se encontrar qualquer canção e suas respectivas letras na internet.

Portanto, pesquise sua música favorita, em inglês ou espanhol, ouvindo e acompanhando a letra.

Se conseguir, cante junto. Mais adiante, pesquise opções de karaokê no Youtube e solte a voz.

Essa prática ajuda muito a melhorar a pronúncia, e caso você tenha tempo para se dedicar, pesquise o significado das expressões que não conhece.


5 - Repetir, repetir, repetir


Para aprender algo novo, você precisa repetir diversas vezes até se sentir seguro. Pense na analogia da bicicleta.

Quanto mais você pedala, mais consegue se equilibrar, adquirindo segurança para ir mais rápido e até começar a ousar nas manobras.

Com o aprendizado de um idioma estrangeiro, é a mesma coisa.

Por exemplo, ao aprender um tempo verbal novo, faça muitas frases, repetidamente, sempre oralizando.

Então aumente as frases com informações adicionais, desenvolvendo uma fala mais elaborada.


Esse hábito com certeza vai te ajudar a construir mais segurança, pois você já vai estar familiarizado com as estruturas da língua, tornando a produção das frases automática.

Ou seja, diante da necessidade de comunicação, as frases vão “brotar” naturalmente.

Mas lembre-se: o mais importante é manter essa prática constante.


6 - Quer aprender a falar? Então fale!


E finalmente, o conselho que é o mais importante de todos.

Se o seu objetivo é aprender a falar em inglês ou espanhol, você precisa incluir atividades de comunicação oral no seu processo de aprendizagem, obrigatoriamente e massivamente.

O maior erro dos estudantes de um segundo idioma, e talvez uma falha de muitas metodologias e profissionais de ensino dessa área, é não equilibrar o tempo dedicado ao desenvolvimento de cada habilidade.

Gasta-se muito tempo com leituras, exercícios de completar e vídeos com conteúdos expositivos, o que a princípio é importante como fonte de vocabulários e estruturas da língua.

Porém, há um grande risco de se dedicar mais tempo a essas atividades passivas, sobrando pouco tempo para atividades que praticam a comunicação oral.

O aluno acaba tendo uma falsa impressão de progresso, à medida que consegue bom desempenho em atividades escritas.

No entanto, pode travar diante de uma demanda comunicativa, pois não houve treino sistemático para aquela situação.

Consequentemente, se frustra e acha que não tem aptidão para aprender outro idioma, quando na verdade apenas passou muito tempo treinando habilidades diferentes do seu objetivo final.


Resumo da história: Quer aprender a falar? Então invista tempo falando! E se você já estuda um segundo idioma, avalie se o trabalho está sendo feito de acordo com os seus objetivos.

Você sabia que na Goal Up os professores são especialmente treinados para te ajudar com os seus objetivos e ativar os conteúdos aprendidos na conversação? Quer saber como? Então Faça uma aula experimental na Goal Up e conheça o melhor método pra você.








Nossas Redes

Sobre Nós

Onde Estamos

Rua Lopes Trovão 318
Sala 1304 - Icaraí, Niterói - RJ

Contato

21 997574829
21 26112964

© 2021 Escola de Inglês Espanhol Niterói RJ goalUP
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp